segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Outubro



Há em outubro esta magia do recomeço: a esperança de que antes do ano findar haja tempo e amor para tudo. Está em outubro o pré-balanço do final dos meses, um novo fôlego, uma pequena mudança, a confirmação do caminho, o olhar para os lados, a revisão dos pedidos, uma nova cor para os esforços.
Faltam três meses para que mais um ano acabe, talvez o mundo. São 91 dias. É suficiente? Faltará dia? O que dará certo? O que foi previsto? O que surpreendeu? O mundo gira em círculos e você e eu?
É sempre em outubro, com o papai Noel batendo na porta, um candidato que te pede votos, dois feriados e 31 longos dias de Primavera, que a gente se pergunta para onde mesmo segue a barca.
Lá fora a seca do Cerrado fez estragos, mas as flores insistem em brotar. O ipê já floriu e, logo, a flor de outubro brota do seu cacto. Impagável milagre da natureza que nos deixa assim a pensar, que dá para remediar ausências, dedicação e boa vontade. Que, no fundo, tudo pode dar certo.
Então que venha outubro com inspiração do poeta Nei Duclós, trazer rompimento e nascimento na medida certa:
"Trago a nova: eu mudo lento, e é tudo. Sinto ser assim por estações: aos turnos. Posso voltar ao ponto de partida, mas luto. Sei que vem outubro. Flores, frutos de seiva romperão no mundo (Trabalho duro: sugar de pedras, rasgar os caules, colher ar puro) Lento e bruto eu mudo/ Sei que vem outubro”.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário