segunda-feira, 13 de julho de 2009

Pour Elise




Pour Elise é uma composição de Beethoven, feita supostamente para uma grande mulher, uma grande amiga, mas cuja inspiração é na verdade desconhecida.


Mas a composição é sobretudo a tradução do nome Elise, em francês, ou Elisa, em português. Delicada, forte, suave e quase como um vento nos ouvidos. O nome Elisa tem origem germânica e significa mulher feliz. Mas me disse uma mãe de Elisa, que ainda não viu seu rosto, mas já sente sua presença, que Elisa significa enviada de Deus.


Talvez por saber deste significado ou por sentir-se tão tocado por este nome de cinco letras que Beethoven fez esta música para Elisa com tanta delicadeza e movimento quanto cada um dos seus acordes...


Que haja então pour Elise muita música, graça, flores, felicidade, lágrimas nos olhos e amor que não mais termina.


Logo abaixo a música do mestre e, acima neste post, a inspiração para um arranjo de flor que, desde de domingo, se chama Elisa.



7 comentários:

  1. Elisa
    Do germânico, mulher feliz.
    Do hebraico, diminutivo ou variação de Elisabete, que significa consagrada a Deus.

    Em germânico ou hebraico, o significado é lindo e cativante da mesma forma, como essa mocinha que ainda nem mostrou a cara, mas já dá sinais a que vem.

    Bjo

    Carla, que visita diariamente este blog, mas não tem o costume de comentar.

    ResponderExcluir
  2. os nomes e o que eles trazem junto com eles...

    linda homenagem. a de antes e a de agora.

    ResponderExcluir
  3. oi sou Rebeca tenho 12 anos de idade, toco há 3 anos, já sei tocar muitas musicas vou fakar algumas: Ghost, Asa Branca, Parabéns, Imagine(jonh Lennon), incluindo Pour Elise, toco com a acompanhamento de duas maos como akele homem do vídeo!Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá! Onde posso encontrar a letra em português, da mais bela música: Pour Elise.???

    ResponderExcluir
  5. musica que me leva ao passado,mas vive no presente,foi-me dedicada com amor e carinho,saudade que chega aos pouquinhos deixando uma doce lembrança,de um amor sem fim...

    ResponderExcluir
  6. alguem me diga: ele tava correndo da policia? a mais bela musica tocada por um lunatico. lunatico esse que toca muito bem, diga-se de passagem. mais pra que correr?

    ResponderExcluir
  7. Ah!se minha inveja falasse... se eu tocasse minha flauta com a metade da destreza dele, eu tava feita.

    ResponderExcluir