terça-feira, 3 de novembro de 2009

Locação de dinheiro


Voltei ao desafio de tentar dar alguma educação financeira para o meu filho, coisa esta que se recebi, nunca assimilei. Temos conversado muito sobre o tema, sobre os valores, sobre a moeda corrente e toda sexta-feira, ele recebe sua semanada, para administrar seus desejos mais recorrentes: balas, picolés, revistas. Mas também para guardar e investir em projetos futuros: videogame, viagem e a coleção do Star Wars. Diante do pouco poder de aquisição do seu recurso semanal, o pequeno já quis que dinheiro não valesse nada e que todos pudessem trocar, já quis que todos tivessem dinheiro suficiente e já quis só ele ter todo o dinheiro do mundo.
Mas o que mais aflige o menino é porque para quase tudo o dinheiro é importante. Se quer ir ao cinema, dinheiro, se quer lanchar fora, dinheiro, se quer um brinquedo, dinheiro. Eis que, na sexta, indo para a locadora, onde ele investiria uns reais na locação de um filme, ele me diz assim:
- Mãe, avisa para eles que a gente vai locar o dinheiro, mas que é para eles devolverem quando a gente devolver o filme, tá?
- Como assim, filho?
- Ué, a gente loca o dinheiro para eles, né?
- Não, filhote, a gente paga para locar o filme. A gente devolve o filme, mas o dinheiro é o pagamento pelos dias que vamos ficar com ele.
- Não acredito! Eles nunca te devolveram o dinheiro dos filmes?
- Não, meu amor. Este dinheiro, eles usam para pagar os funcionários, os novos filmes, a locadora e para ter lucro.
- Como existe gente ruim neste mundo, mãe. Eles usam o nosso dinheiro para pagar as contas deles! E quem vai pagar as nossas?

Um comentário:

  1. Eu acho, de verdade, que Tomás já está entendendo tudinho, tudinho...

    Eu sempre achei essa coisa de semanada muito bom. É uma maneira, de fato, de a gente ensinar o bom uso do dinheiro, já que a gente não pode mesmo viver sem ele - que é o que eu gostaria, no fundo de poder...

    Bjo!

    ResponderExcluir