terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sobre saudade




Saudade está entre as mais belas palavras da nossa língua. Sem tradução para muitos, é tema de poesia, canção, pintura e tudo mais que envolva emoção e cabe bem nas sete letras que a constroem, assim como nas vírgulas que vamos deixando no meio do caminho.


- Mãe, estou com saudade do meu amigo Arthur.

- Por quê?

- Saudade, mãe, não é palavra. É sentimento. Não tem explicação.

(...)


- Mãe, você tem saudade do que?


- A lista é longa, filho.

(Eu tenho saudade das mãos do meu pai, dos vizinhos da rua 147, do colo da minha madrinha, da minha professora de português, dos almoços disputados pelos primos no domingo, dos biscoitos da minha avó, da elegância da outra avó, do cheiro de mato das férias de janeiro, do sorvete delicioso do Beijo Frio, de passar domingos na ilha, de trocar roupas com amigas, de colecionar papéis de carta, de andar pelas ruas do setor Sul cantarolando, de ocupar as praças com meus sonhos sem medo, de dormir no trajeto para a aula, de rir de mim mesma, de conhecer os cafés da cidade, de acreditar no impossível, dos amigos que foram morar longe, de amanhecer o dia criando projetos, de ouvir o chorinho do Tomás no berço, de beijos inesquecíveis.)

- Filho, a lista é pequena. Eu tenho saudade do tempo.


Foto do blog: http://expectativasdesleaiis.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Tenho muitas saudades também. Uma delas é de você... da faculdade, das conversas insólitas e das mais densas. Cris

    ResponderExcluir
  2. Saudade é o amor que fica.
    É quando a gente recebe a bênção de viver uma alegria tão enorme que ela simplesmente não consegue ir embora dos nossos corações. Ela ecoa e nos leva de volta...
    Sua lista me inspirou...recordar é viver!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho saudade, às vezes, do que não foi. O quase; o ponto e vírgula; o passo em falso; a volta. Nessa categoria, tenho saudade, por exemplo, da minha irmã...

    Bora matar as saudades do Tomás. Arthur anda precisando dos amigos, inclusive...

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto e amei a imagem, peço autorização para pô-la em meu blog no meu texto de hoje, visto que possui o mesmo título. Grato e virei seguidor!
    Abraço,
    Jasanf.
    http://lectandome.blogspot.com

    ResponderExcluir