sexta-feira, 25 de março de 2011

Primeira confissão

A novidade deste ano para o Tomás são as provas. Aos sete anos e cursando o segundo ano, ele agora tem uma agenda e nela estão marcadas as avaliações, como ele gosta de dizer. Já foram pelo menos cinco neste começo de ano e vamos dizer que ele está se saindo bem, apesar da pressa e da letra que ainda precisa melhorar.


Mas entre elas teve uma prova especial. O Tomás estuda em uma escola cristã e, portanto, estuda religião. E isso tem sido uma aventura para nós, porque em sua mente inquietante Deus é um grande mistério para o qual eu não tenho respostas. Para completar as dúvidas, o livro de religião foi o último a chegar e eles passaram quase três meses letivos estudando com fichas.

Na data da primeira prova, a professora escolheu que eles fizessem uma auto-avaliação. Eles tiveram que escolher entre muito bom, bom e ruim para itens como, organização pessoal, bom relacionamento, saber ouvir, cumprimento de regras, etc.

Na prova do meu pequeno, que quase tirou dez, ele marcou tudo “muito bom”, mas, depois em um exercício de “humildade”, apagou alguns x e passou para a coluna do “bom”. O exercício é evidente por causa da marca do x na folha, mesmo depois da borracha. Não marcou nenhum x para ruim, é claro...

E, no final, a pergunta para a qual ele não titubeou na resposta. “No que você precisa melhorar”. A primeira confissão do rapaz diz: “Preciso melhorar de levantar da carteira”. No que, a professora, em sua correção, concordou perfeitamente.

3 comentários:

  1. Este é um dos momentos mais especiais na vida de uma criança e dos pais. E um momento de autoconhecimento e que fará toda diferença sobre que adultos eles vão ser. Que bom o Tomas ter uma mãe tão atenta e dedicada. Parabéns a vocês dois. Tatiane

    ResponderExcluir
  2. Autocrítica, desde pequeno... esse menino vai longe!

    ResponderExcluir
  3. heheh. Tomás é uma peça.
    Eu vou ter que tirar uns x também na minha autoavaliação.

    ResponderExcluir