quarta-feira, 8 de julho de 2009

3 x aniversário


No dicionário
adj (lat anniversariu) Que evoca a lembrança de um fato ocorrido em igual dia, um ou vários anos antes: Festa aniversária. sm 1 Dia em que se completa o tempo de um ou mais anos de um acontecimento. 2 Comemoração da volta anual de uma data em que se deu certo acontecimento. A. natalício: dia correspondente àquele em que nascemos.

No coração
Cheguei em casa cedo ontem. Eu e meu filho nos preparávamos para receber duas amigas e ele estava elétrico com a arrumação, a festa. Ele perguntou se era aniversário de alguém. Eu disse que não, mas aproveitei para manter a memória dele acesa, assim como a minha, e falei:
- Você sabia que amanhã seria aniversário do vovô?
- Sim, a vovó me falou. Por que seria?
- Porque o vovô nasceu no dia 8 de julho, então era o aniversário dele. E amanhã é dia 8.
- Não, mamãe. Por que seria e não é?
Pausa...
- Porque não sei se existe aniversário onde ele está.
- Ah... acho que sim, acho que ele faz aniversário no meu coração.

Na mente
Meu pai faria hoje 68 anos. Mas o seu último aniversário foi o de 66 anos, com direito a presente e beijos afoitos do neto. Era um canceriano silencioso que adorava aniversários, assim como eu. Sempre dizia que aniversários na nossa casa só eram até o meio do ano para implicar com minha mãe e minha irmã, aniversariantes do restante da segunda metade do ano.
Ele nunca teve festas, grandes comemorações, mas se eu pudesse... Se eu pudesse hoje faria uma festa com muito quindim, arroz doce e figos, suas comidas favoritas. Serviria chimarrão como bebida e colocaria na nossa antiga vitrola os discos antigos do Cartola, Lupicínio e Paulinho da Viola. E daria nas mãos dele a sua Pentax 77 para que registrasse em sua mente a melhor de todas as festas de aniversário.


P.S. Esta foto é um registro da minha mãe do meu pai passeando aos 36 anos, no ano em que eu nasci.

4 comentários:

  1. tomás sempre com a razão.

    faça festa no coração no aniversário do Gaúcho.

    bjo, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Diante disso, a festa dele tá feita, né?
    bjos amiga e obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  3. Não sei nem o que dizer... É muito lindo e nada do que se diga pode se equiparar a tamanha delicadeza. Apenas concordo com a Deire: pra variar, o Tomás tem razão. Com certeza.

    ResponderExcluir
  4. Lu, esse seu filhote é um sábio. :)

    ResponderExcluir