segunda-feira, 2 de agosto de 2010

De volta... às aulas!


Então, voltamos hoje às aulas. Para algumas mães e pais, o serviço começou cedo, antes das 7 da matina, tirando os filhos da cama e preparando os mesmos para encarar o segundo semestre. Uma preguicinha, um desânimo, uma vontade de ficar na cama se apodera dos corpos dos pequenos, nesta hora. Mas e se, além disso, eles ficam tristes e reclamam do retorno.
Daí pode ser um problema. Cada dia mais percebo que a relação entre professores e alunos mudou muito, a escola colocou nas costas dos pais a "culpa" por crianças e adolescentes sem limites e desajustados por conta das suas famílias múltiplas, os pais colocaram na conta das escolas a dedicação que nem sempre podem dar aos seus por causa dos empregos acumulados, a falta de tempo e de disposição. A conta matemática não tem boa solução e não é resolvida nas primeiras lições.
Na minha experiência pequena, o Tomás frequenta a sala de aula há exatos cinco anos, percebi que temos que estreitar laços com quem comanda a sala dos meninos para que eles saibam quem somos, o que queremos e o que sabemos. Temos também que ouvir o que os nossos filhos nos dizem e saber que, muitas vezes, pode ser verdade. Os professores são humanos e podem, de um dia para o outro, implicar com quem a gente mais ama. Se a gente implica, imagine eles? E temos que estar presente dia sim, dia também, na porta, no pátio, no caderno de recados, na hora que der. Este é o nosso dever de casa.
A relação na sala de aula não é de comércio. Ninguém vende uma boa educação. Mas é de mão-dupla. Se algo não vai bem com a criança, há que se ter certeza de que o adulto responsável está tendo dificuldades em superar os desafios impostos por um ser humano em formação, sedento por conhecimento, por aventura e por diversão. Se todas as crianças fossem iguaizinhas, bem além dos uniformes, que tipo de sociedade seríamos? Precisaríamos mesmo de um bom professor? Gastaríamos tanto com escola, livros e cultura? Não. Porque as nossas possibilidades seriam finitas.
Que o retorno às aulas seja cheio de novos desafios e com gente disposta a vencê-los!
E que a gente posssa reler sempre Manolito e Mafalda, nas tiras do Quino, dizendo bem mais do que os quadrinhos normalmente permitem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário