quinta-feira, 2 de setembro de 2010

No cinema com o Tomás


Serão 5 dias de folga para o pequeno (feriado e conselho de classe) e nos dias que antecedem um longo descanso resolvemos fazer a lista dos nossos filmes infantis favoritos. Foi muita discussão para chegar a uma lista de 10 para cada um de nós. Tentamos lembrar nomes antigos, de filmes vistos há tempos atrás, sentadinhos no sofá de casa.

No meu caso, foi mais difícil. Então, ganhei duas listas para contemplar os favoritos da criança e da adulta que adora filme de criança. Pode escolher um para ver ou rever, que a diversão é garantida. Os critérios de escolha foram emoção e boas lembranças. Para cortar, tivemos que ser injustos. O filhote, por exemplo, não quis nenhum que o fizesse chorar e tirou o Wall-E.

Para não ficar longo demais, dividi em três posts, que serão publicados até amanhã.


Primeiro, sempre os pequenos... E aqui, na lista, muitos filmes para maiores de 10 anos. Segurei o tanto que pude, mas percebi que ele queria algo mais e que dava conta deste algo mais. Para ele, neste filmes há mais lúdico do que olhos adultos podem ver.

Os melhores por Tomás...

Viagem à Chihiro (2001)


É o favorito do Tomás, por causa de um certo dragão que sai do rio e porque no final dá tudo certo. Foi feito antes dele nascer, mas um encontro na locadora garantiu uma apresentação encantadora.

Star Wars III – A vingança dos Sith (2005)

Aqui começa uma saga. Meu filho adora filmes que têm continuidade e nunca acha o primeiro o melhor. Este ele escolheu porque Anakim Skywalker (chamado por ele de Arakim) se transforma no temido vilão Darth Vader.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)

Perto do final, o bruxo já é um adolescente e desconfio que o Tomás gosta muito disso.... Mas garantiu que a escolha por este e não pelo primeiro é porque finalmente alguns segredos são revelados. E não sou eu quem vou revelar quais, né?

Toy Story III (2010)

“Mãe, quem não gosta do Buzz?”... Acho que todo mundo gosta do Buzz e este filme enche os olhos de quem ainda vai crescer e não se imagina longe dos brinquedos e de quem já deixou os seus pelo caminho.


Alice no País das Maravilhas (2010)

Todo mundo esperava mais da versão de Tim Burton. Mas meu filho e me enteada ficaram muito satisfeitos e só queriam mesmo era um final feliz entre Alice e o Chapeleiro Maluco.

A Dama e o Vagabundo (1955)

“Mãe, este filme me lembra você...!”. E está lá na minha lista também.

Piratas do Caribe – O Baú da Morte (2006)

Ninguém no mundo gosta mais do Capitão Jack Sparrow do que o Tomás. E ele gosta deste em especial, porque o Jack está muito engraçado.

Indiana Jones e a Última Cruzada (1989)

Bastou um encontro com Harrison Ford para que o Tomás tirasse o chapéu e improvisasse um chicote. “Ele é o cara!”. Eu também achava...

Karatê Kid (2010)

Não adianta. O último é sempre o melhor. Mas tenho que concordar que o filme é tão lindo quanto a primeira versão.

Crônicas de Nárnia (2005)
Se você não foi à Nárnia. Vá agora... A entrada está dentro do armário e o Tomás queria ser o princípe Pedro a qualquer custo. Este é o único número 1 preferido pelo pequeno. Mas isso só até lançarem o 3.

3 comentários:

  1. Uma dúvida...."A dama e o vagabundo" parece com vc? Ou a dama parece com você e o vagabundo comigo? êêê Tomás, te pego.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk! Muito bom, tio Rogério! Pega esse menino! risos.

    Impressionante o Tomás eleger Viagem de Chihiro como favorito. Esse filme é maravilhoso, mas é difícil, né? Vi com minha mãe e Arthur quando esteve em cartaz em Goiânia.

    Da série Harry Potter, gosto de todos, mas especialmente um em que ele conhece o padrinho...

    E ainda vou encomendar toda a saga do Capitão Jack Sparrow para meu sobrinho Tomás para ele ver quantas e quando quiser. Também adoro esse pirata atrapalhado!

    Entendo as razões do pequeno pra não querer Wall-E em sua lista. Mas na minha, ele não faltaria, diga ao Tomás. Um dos mais sensíveis que já vi nessa vida...

    Por aqui, esperando as outras listas... E depois te passo a do menino lá de casa!

    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. Ter crianças na vida sempre nos permite essas estripulias que os adultos (bobos, eles...)não acham um bom programa.
    Ver o mundo pelos olhos de uma criança sempre terá seu valor!
    Bjs

    ResponderExcluir