quinta-feira, 31 de março de 2011

Imprevisto



Está no dicionário o significado da palavra imprevisto. Com suas dez letras, ela anuncia o inesperado, mas é bem mais do que o que não se espera. Não é surpresa, mas sorrateiramente surpreende. O imprevisto não tem espaço na agenda, onde tomamos todas as horas com atividades milimetricamente compostas e cujo atraso em cinco minutos desfaz a coreografia dos nossos muitos movimentos diários.


Mas quando ele chega, não há como fugir, desmarcar, protelar, adiar. O imprevisto também é imperativo e se impõe como chuva forte ou revoada de pássaros. Não tem como impedir. Então, diante dele, temos alguns poucos caminhos a seguir. Reclamar da fatídica morte do sossego ou entender a nossa pequeneza existência. Chorar de desgosto ou assumir para si mesmo que é inconcebível viver como se pudesse sempre ser 100%. Alterar-se contra a vida ou contra quem te atropela ou adiantar um passo e ir mais além.

Tudo é tentativa para saber lidar com o imprevisto e ter certeza de que nada é certo na vida, nem mesmo o amanhã feito de um futuro milimetricamente imprevisível.

2 comentários: