segunda-feira, 11 de maio de 2009

E para você, o que mudou?







Dizem que depois dos cinco anos de idade, você não muda mais. Está formada a sua personalidade e nunca mais viverá mudanças. Alguns são mais tolerante e dizem que isso acontece aos 7 anos. Então, se você tiver que aprender a ser generoso, paciente, tolerante, amigo, tem este prazo. Sinceramente, a vida está aí para provar o contrário. A cada acontecimento que vivemos, lá se vai um punhado de emoções, esperanças e renovaçõs para registrar no coração e na mente. Entre os acontecimentos mais marcantes está a maternidade, celebrada neste domingo por alguns, e por outros, todos os dias.

Ser mãe muda a gente, muda o físico, o espírito e a mente. É um amor que quase sempre nos torna pessoas melhores, mesmo que mais inseguras.
Então, há cinco anos, sou outra pessoa, em vários aspectos. E vejo esta transformação, a cada dia, nas minhas amigas com barrigas e filhos crescentes, na minha mãe que é mais mãe do que era quando eu nasci. Foi com elas e com meu filhote que aprendi várias coisas que a arrogância dos dias mais jovens não me permetiam:
1 - Aprendi que eu erro e erro sempre.

2 - Não tem comida melhor do que uma panqueca com mel.

3 - O amor pode ser eterno e infinito e não dá para mensurá-lo.

4 - Que sou mais bonita do que pensava, porque meu filhote é lindo e todo mundo diz que se parece comigo.

5 - Que a gente se irrita, perde a paciência e por isso precisa pedir desculpas sempre e reconhecer nosso limites.

6 - Como sou parecida com minha mãe, como digo coisas iguais às que ela dizia!

7 - Que o tempo não é tudo, mas importa muito. Os minutos do banho, da comida, da leitura, da oração são tesouro de lembrança.

8 - Que ninguém tem resposta para tudo e que pode pedir um segundo para responder.

9 - Que é preciso ter muita persistência quando se quer o melhor.

10 - E que um sorisso resolve tudo, tudo mesmo.

Para as minhas amigas que são mães, que o domingo tenha sido de sol. Para as mães das minhas amigas, parabéns pela tarefa cumprida. Para minha mãe, a gratidão e o reconhecimento de que o amor é uma tarefa diária, em eterna negociação.

Beijo grande!

Foto: Deire Assis

3 comentários:

  1. obrigada!

    eu tb aprendo mto, todo dia. e sempre, e mais.

    - aprendi que ficar em casa sem fazer nada pode ser mto melhor do que possa imaginar;
    - que ir ao cinema pode ser melhor que da última vez;
    - que comer churros em companhia o torna ainda mais gostoso;
    - que reconhecer a gente na gente que a gente trouxe o mundo, é lindo, embora às vezes nos encha de medo.

    bjo enorme pra ti tb!

    ResponderExcluir
  2. Eu chego lá! ;)
    Beijos pra vc e parabéns pelo filho liiiiindo!

    ResponderExcluir